O grande desafio das organizações nos dias de hoje é conseguir obter vantagem competitiva perante seus concorrentes. A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa.
Desta necessidade surgem sistemas de controle da gestão que podem se apresentar de duas formas básicas: o controle estratégico e o controle gerencial. Ou ainda, dividindo-os em controle geral, gerencial e operacional.
Mais recentemente emergiu um novo conceito na teoria administrativa, bem como alguns sinalizadores de sua implementação em algumas empresas de classe mundial.
A questão que se apresenta é: como algumas empresas, notadamente as da nova economia, podem obter uma valoração no mercado de ações muito acima do seu valor contábil? Como podem valer duas, cinco, dez vezes o valor dos seus ativos registrados no seu balanço patrimonial?
Uma das respostas possíveis para essas perguntas é que existe um ativo nas empresas que não é contemplado nas demonstrações contábeis ou é mal avaliado pela contabilidade. Este ativo é chamado de ativo intangível.
Os ativos intangíveis são, normalmente, desenvolvidos pelas pessoas que trabalham na organização. As pessoas em uma organização direcionam seus esforços basicamente em dois sentidos: para fora da empresa, trabalhando com os clientes, e para dentro, mantendo e construindo a organização.
Para se manterem competitivas e até mesmo para sobreviverem, as empresas deverão converter-se em organização de especialistas perspicazes e bem informados.
Dentro desse contexto, observa-se que um ativo significativo de uma organização é o seu capital humano (as pessoas), para inovar, aprimorar seus processos, negociar com seus clientes e, a partir da soma de todos esses itens, obter uma vantagem competitiva no mercado.
Portanto, selecionar pessoas certas para os lugares certos e alocar corretamente as já existentes na organização se tornou imperativo.
Assim, a e9Coach pode avaliar o perfil das pessoas/equipes através de metodologias próprias:
Nenhum comentário:
Postar um comentário