terça-feira, 16 de novembro de 2010

Coaching uma ferramenta para o sucesso

O que é o Coaching?


O Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal (individual ou em grupo) pelo qual as pessoas atingem seus objetivos pessoais ou profissionais através do auto-conhecimento que leva à identificação, entendimento e aprimoramento de suas competências pessoais.

O termo “Coach” surgiu na Inglaterra em 1500 para designar o condutor de carruagens que transportava pessoas. Em 1850 a palavra “Coach” passou a ser utilizada nas universidades inglesas para denominar aquele que ajudava os estudantes a se prepararem para os exames: o tutor.

Em 1950, a palavra “Coaching” é introduzida na literatura do mundo dos negócios definida como uma habilidade de gerenciamento de pessoas. Em 1960 é criado um programa educacional em New York introduzindo habilidades de Coaching de Vida. Na década de 1980 os programas de liderança incluíram o conceito de Coaching executivo e o mundo dos negócios passou a dar atenção ao tema.

As principais áreas do Coaching são:

 Profissional - Negócios, Carreira e Executivo.

 Pessoal – Vida, Esporte, Saúde, Relacionamentos, Finanças dentre outros.

Os principais benefícios do Coaching são:

 Construir uma missão, visão e valores de vida pessoal e profissional;

 Atingir um objetivo específico superando obstáculos;

 Desenvolver novas habilidades, recursos e comportamentos;

 Administrar processos de mudança;

 Atuar estratégica e táticamente;

 Tornar-se mais produtivo;

 Gerenciar relacionamentos;

 Criar estados de excelência;

 Modelar desempenhos eficazes;

 Resignificar críticas e dúvidas;

 Obter maior controle e poder em momentos de adversidade;

 Equilibrar a vida pessoal e profissional;

 Obter grande satisfação pessoal.



Como é feito o processo de Coaching?

 Avaliação do estado atual do cliente;

 Estabelecimento do objetivo e das metas;

 Planejamento e execução do plano de ação;

 Verificação dos resultados obtidos no processo.



Porque contratar um Coach?

Além dos motivos acima, já enumerados, apresentamos outros a seguir:

 Nos EUA, das 22 milhões de pequenas empresas, 22% delas utilizam algum tipo de Coaching, segundo a Infinia Research.

 Um estudo publicado no Public Personel Management Journal, conclui que profissionais que participam de treinamentos gerenciais aumentaram em 22,4% sua produtividade. E aqueles que tiveram Coaching, após esse mesmo treinamento, aumentaram sua produtividade em 88%.

 Segundo a revista Fortune, mais de 40.000 executivos possuem Coaches nos Estados Unidos.

 88% das organizações no Reino Unido utilizam Coaching de acordo com a Bristol University.

 Estudos da FastCompany.com relatam que 63% das empresas possuem planos de aumentar a utilização de Coaching.



Metodologia

A Metodologia utilizada é a do Personal & Professional Coaching (PPC) de propriedade da Sociedade Brasileira de Coaching, sendo o resultado da combinação de avançadas técnicas de transformação pessoal com a modelagem das formas mais efetivas de coaching atualmente disponíveis no mundo.

O Profissional

O Coach é o profissional responsável por conduzir o coachee aos objetivos traçados pelo próprio nas primeiras sessões. Não é e não deve ser um expertise na profissão de seu cliente, mas sim um competente motivador para que o coachee possa atingir o sucesso almejado.

A realização do Coach é ver o seu Coachee obtendo o sucesso desejado.

Sessões

Em média o tempo de cada sessão é de 60 a 90 minutos, podendo variar para mais ou menos de acordo com a necessidade do cliente. Para valores ou mais detalhes, entre em contato para uma conversa pessoal e sem compromisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário