Cultura

Tive a oportunidade de estar presente no evento  “Cultura Organizacional Impactando Nos Resultados Da Empresa” onde – com outros executivos e empresários – ouvi atentamente uma das maiores especialistas mundiais em cultura organizacional: Carolyn Taylor
Para quem não conhece, seu livro Walking The Talk: Construindo uma cultura para o sucesso foi considerado pela Estrategic HR Review como o melhor livro direcionado a mudança da cultura organizacional. Carolyn é referência em diversos cases internacionais relativos a este tema, tais como Google, Vodafone, Rio Tinto Alcan Mining e HSBC.
Aproveito então para explorar este interessante assunto, abordando o que é Cultura e como é possível ter uma gestão sobre ela.
A Cultura de uma Empresa
Cultura são valores e comportamentos compartilhados pelos integrantes de um grupo. A cultura de uma empresa, portanto, são os valores e os comportamentos compartilhados entre os funcionários de uma determinada organização.
A gestão dessa cultura é de vital importância pois ela pode construir ou destruir sua organização. Empresas com uma cultura adaptativa que está continuamente alinhada  com suas metas de negócio superam seus concorrentes de forma rotineira. Alguns estudos inclusive apontam a diferença em 200% ou mais. Para alcançar resultados como esses para sua organização, você tem que:
  • descobrir qual é a sua cultura;
  • decidir como ela deveria ser;
  • mobilizar todos na direção desta cultura desejada.
E por que as culturas das empresas evoluem e mudam ao longo do tempo?
1 – Porque à medida em que gerentes e funcionários saem da empresa, e outros são contratados para substituí-los, a cultura  da empresa muda. Se a cultura for forte, talvez não mude muito. Entretanto, considerando que cada novo gerente e cada novo funcionário trazem consigo seus próprios valores e comportamentos para o grupo, ela muda, ao menos um pouco.
2 – Porque à medida em que a empresa amadurece de uma startup para uma organização mais “estabelecida”, a cultura muda.
3 – Porque à medida em que o ambiente no qual a empresa opera (as leis, os regulamentos, o clima do mercado, etc.) muda, a cultura da empresa também muda.
Essas mudanças talvez sejam positivas, talvez não. Elas podem ser intencionais, mas muitas vezes são acidentais. Elas podem ainda ser grandes ou pequenas… O importante – no final das contas – é saber:
1-  Que a cultura organizacional vai mudar.
2 – Que é bom estar consciente destas mudanças.
3 – O que pode ser feito para gerenciar a cultura neste contexto de transformação, mantendo um contínuo alinhamento com os imperativos estratégicos da empresa.
Avalie a Cultura da Empresa (existem comportamentos prejudicando a estratégia do negócio?)
Existem muitas formas de avaliar a cultura de sua empresa. A forma mais fácil de diagnosticá-la é olhar ao redor. Como os funcionários da empresa agem? O que eles fazem? Procure por comportamentos comuns e símbolos visíveis.
Ouça. Ouça seus funcionários, seus fornecedores e seus clientes. Preste atenção no que é escrito sobre a sua empresa, tanto no papel quanto on-line. Isso também vai lhe dar pistas sobre como realmente é a cultura de sua empresa.
Determine A Cultura Desejada para a Empresa (como precisamos que as pessoas se comportem para atingir nossa estratégia?)
Antes de mudar a cultura da empresa, você tem que decidir como quer que ela seja no futuro. Diferentes empresas em diferentes segmentos terão diferentes culturas. Considere qual é o tipo de cultura que vai ser a melhor escolha para a sua empresa, levando em conta o futuro desejado. Reavalie sua missão, visão e valores e se assegure qua a cultura que você está desenhando vai oferecer o suporte adequado ao que você deseja.
Aqui seguem algumas características de culturas organizacionais que tem sido utilizadas com sucesso. Decida quais funcionam para sua empresa e implemente-as.
  • Clareza de propósito.
  • Comprometimento dos funcionários.
  • Funcionários completamente auto-suficientes.
  • Ambiente de trabalho altamente íntegro.
  • Sólidas relações de confiança.
  • Liderança altamente efetiva.
  • Sistemas e processos efetivos.
  • Remuneração baseada em mérito e programas de reconhecimento.
  • Foco no cliente.
  • Comunicação efetiva 360º.
  • Compromisso com o aprendizado e o desenvolvimento de competências.
  • Ênfase no recrutamento e na retenção de funcionários fora-de-série.
  • Alto grau de adaptabilidade.
  • Alto padrão de responsabilidade.
  • Explícito suporte à inovação.
Alinhe a Cultura da Empresa (Como administrar a cultura que irá apoiar e valorizar estes comportamentos?)
Você precisa alinhar a cultura de sua empresa com seus imperativos estratégicos (se é que ainda não estão alinhados) e manter este alinhamento continuamente (checando possíveis lacunas periodicamente).
  • Desenvolva um plano de ação específico, que possa alavancar os pontos positivos de sua cultura atual e corrigir as áreas desalinhadas.
  • Aprimore, por meio de brainstorms, suas políticas formais e comportamentos diários.
  • Desenvolva modelos dos comportamentos e ações desejadas.
  • Consolide um Plano Estratégico Para Gestão da Cultura e monitore rigorosamente todas as suas etapas de implementação.
  • E, finalmente, comunique sem parar a nova cultura e as ações envolvidas para todos os funcionários.
Somente uma cultura organizacional que esteja alinhada com suas metas, que o ajude a antecipar e a se adaptar às mudanças, vai ajudá-lo a alcançar uma performance superior a longo prazo.
O administrador natural da cultura de uma empresa é a área de Recursos Humanos. Portanto, se você é de RH, comece já, pois os reflexos da gestão cultural são de longo prazo.
Se você não é de RH, dê um jeito deste artigo chegar o mais rápido possível às mãos do seu colega que cuida do capital humano de sua empresa:  todos tem a ganhar com este processo.