quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

BALANÇO DE 2013


Como fazer um balanço do ano que passou para saber se ele foi mais positivo ou negativo pra você?

Para saber se o ano foi positivo ou negativo, seria interessante ter dados para comparar os resultados, indicadores. Indicadores são ferramentas que servem para comparar resultados através de números. Um exemplo é a nossa conta de luz. Todo mês ela mostra o consumo de energia em kW e faz a comparação dos últimos 6 meses. As barrinhas indicam se estamos gastando ou economizando energia. Para obter a resposta a pergunta é simples, objetivos traçados o início do ano foram atingidos?

Vamos partir do pressuposto que esse planejamento não foi feito no início do ano e agora precisamos saber se o ano foi positivo ou negativo. Vou ensinar um exercício que faço com frequência com meus clientes.

Pegue lápis e papel e desenhe uma roda, divida-a em 8 fatias como se fosse uma pizza. Cada fatia vai representar um setor da sua vida, ou seja, o financeiro, o trabalho, a família, o relacionamento, a saúde, o lazer, o emocional e o espiritual. Nomeia cada fatia na ordem que desejar. Agora meça em porcentagem de 0 a 100 o grau de satisfação que você obteve este ano em e cada setor, individualmente




Por exemplo, olhe para a fatia que representa o trabalho ou o profissional e avalie o seu grau de satisfação. Você ficou satisfeito com os resultados. Foi como você esperava? Você ficou satisfeito com o seu desempenho? Foi reconhecido e recompensado?

Lembre-se que a roda da vida é sua e não é de outra pessoa, portanto você não pode avaliar sua satisfação baseado no outro.

Agora que você refletiu a respeito, quantos por cento de satisfação você daria para a fatia que representa o trabalho? Daria 30 – 50 – 100 por cento? . Quanto mais próximo da borda da roda mais satisfação e quanto mais próximo do centro menos satisfação.

Você poderá marcar com um semicírculo, ou pintar cada fatia para indicar a porcentagem, como no exemplo acima. No final você terá a visão de toda sua roda da vida e poderá responder se o ano foi positivo ou negativo e em quais setores você obteve mais ou menos satisfação.



Qual a importância dessa auto-análise?

Através da roda da vida, você poderá saber quais aspectos da sua vida está precisando de mais atenção, mais investimento e mais planejamento. Se o grau de satisfação estiver muito baixo em mais de 3 setores, isto significa que está havendo perda de qualidade de vida. A roda não gira e o esforço é muito grande para obter satisfação. Como as fatias se interagem, um setor impacta no outro, ou seja, se profissionalmente não estamos satisfeitos, automaticamente isso irá refletir na auto-estima, na segurança, no lazer, na saúde e assim sucessivamente.

Se detectarmos muitas coisas que não saíram como gostaríamos como fazer para que isso não se repita em 2014?

Reavaliar. Por que não saíram? O que impediu? Era prioridade ou outras coisas eram mais importantes?

Replanejar, com dados mais realistas. Talvez seja preciso novas estratégias para se chegar ao objetivo.

Podemos usar coisas negativas e transformá-las em positivas para o ano seguinte?

Sim, se aprendermos com os erros. Caso contrário vamos continuar errando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário