sábado, 13 de novembro de 2010

O Coaching como ferramenta de mudança

Coaching, o que é isso?


Muitos me perguntam no dia a dia o que é coaching. Dizer simplesmente que coaching é um processo que leva o indivíduo a atingir seus sonhos e objetivos, seria a forma mais simples que temos para definir uma ferramenta que pode modificar vidas! Coaching é o processo de desenvolvimento pessoal pelo qual uma pessoa ou grupo de pessoas se propõe a passar com a finalidade de atingir um objetivo pessoal ou profissional através da identificação, entendimento e aprimoramento de suas competências.


No início, o coaching era associado aos esportes, tendo em vista que toda equipe ou atleta possui seu coach ou treinador, na tradução literal da palavra.


O coaching é um trabalho profissional cujo desenvolvimento é baseado em quatro pilares bases: Foco, Ação, Resultado e Melhoria contínua. É um processo focado no aumento de performance pessoal e profissional, sendo, também, promotor de mudança, transformação e aprendizado, proporcionando ao cliente encontrar sua verdadeira missão e valores de vida.


Atualmente o coaching é aplicado em todas as áreas e aspectos da vida. O diálogo que envolve coach e coachee tem como objetivo levar o cliente a encontrar mais satisfação em sua vida, o que é atingido com procedimentos específicos e acompanhamento contínuo até que o cliente atinja uma determinada meta ou objetivo traçado. Este profissional, o coach, é muito requisitado por executivos, líderes, profissionais liberais e pessoas que desejam obter transformação em suas atitudes para o alcance de seus objetivos, trabalhando no aperfeiçoamento de competências como liderança, comunicação e relacionamento interpessoal, organização pessoal, assertividade, gestão do tempo, planejamento financeiro, planejamento estratégico, dentre outros.


O coaching possui várias vertentes, dentre elas destaco duas: o coaching pessoal e o coaching profissional.


Coaching pessoal


O coaching pessoal, também conhecido como coaching de vida (life coaching) é voltado para pessoas que desejam, sobre tudo, encontrar um sentido para sua vida. Ajuda no auto-conhecimento e na construção de sua verdadeira missão e valores na vida. É muito procurado por pessoas que desejam tomar decisões importantes na vida, como um casamento, escolha de profissão, ter ou educar filhos.


Coaching profissional


O coaching profissional, também conhecido como coaching de carreira (career coaching) é o mais procurado, sem dúvida nenhuma por executivos e profissionais que desejam aumentar a performance em suas carreiras, galgando novos postos de trabalho. O aumento da performance, é acompanhado do auto-conhecimento como líder, profissional, comprometimento e ética.


Muitos profissionais estão em momento de questionamento de carreira, outros em via de aposentadoria e desejam entrar nesta nova fase profissional preparados para o que vão encontrar. Tais questionamentos podem ser resolvidos pelo coaching, pois o trabalho desenvolvido pelo coach junto ao seu coachee visa, não somente, o auto-conhecimento, construção de valores e missão pessoal, mas o bem estar e o alcance da Felicidade, tão almejada por tantos profissionais e indivíduos.


O processo de coaching, seja ele profissional ou pessoal é largamente utilizado em países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, dentre outros como uma importante ferramenta para o processo decisório e conseqüentemente o sucesso de projetos.


O coach conduz seu cliente a atingir o máximo de seu potencial, incentivando-o na busca dos resultados, ensinando-o a aprender com os seus próprios recursos e limites. Todo processo de coaching visa levar o cliente a estabelecer suas metas de forma organizada para o alcance de um objetivo concreto.


O que não se pode ser entendido como coaching?


Algumas pessoas, menos esclarecidas, acham que coaching é um novo nome para terapia, aconselhamento, psicologia, consultoria ou mentoring. Não!


Coaching é uma abordagem pragmática focada na realização dos objetivos do cliente. Com isso, o coaching é um processo que olha para o futuro a partir do presente. Não se preocupa com o passado, função da terapia e em alguns casos da psicologia. O coaching não trata patologias.


Por outro lado, o mentor, consultor e conselheiro, trabalham com a responsabilidade de fornecer conselhos, direcionando decisões com base em suas experiências. Já o coach, ajuda o cliente a descobrir suas próprias soluções, através do autoconhecimento, aumento de auto-estima e autoconfiança que o coaching proporciona.


Aprenda a enxergar novas e belíssimas possibilidades conquistando seu espaço com garra e determinação, desenvolvendo sua autoconsciência para o sucesso que você merece. Todos nós temos potencial para empreender e conquistar nosso espaço. Este potencial está dentro de você, vamos encontrá-lo e liberá-lo juntos?


Viva a vida em sua plenitude!



Sucesso e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário