segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ensaios sobre liderança

Longe de ser um texto acadêmico, este artigo deseja ser um singelo ensaio sobre os tipos de lideranças que encontramos hoje em nossas organizações. Não obstante o estilo de vida que cada um, existem correntes que aceitam a idéia de que liderança é um dom que nasce com a pessoa, outros acreditam que é uma atitude que pode ser aprendida, mas em ambas as linhas de pensamento, a liderança é uma qualidade a ser desenvolvida e aprimorada na e para a vida.

Antes de tudo, é preciso saber o que se sabe. Sabiamente a filosofia oriental de nossos irmãos chineses e japoneses questiona o saber dos aprendizes relacionando seu conhecimento a capacidade de uma xícara. Quanto sua xícara está cheia? Quanto sua xícara está meio vazia? O quanto você está disposto a aprender? O que você está disposto a deixar de lado ou até mesmo “deletar” de seu conhecimento em prol de um novo conhecimento? Como fazer para que caiba mais dentro de sua xícara?

“Tudo o que sei é que nada sei”, nos diz o filósofo grego Sócrates. Sim, um caminho a seguir para ser um bom líder é esvaziar-se por dentro e admitir que não sabe de nada. Foi assim que grandes líderes conquistaram espaço no mundo do esporte e corporativo. Foi assim que grandes homens e mulheres anônimos encantaram o mundo com sua simplicidade e liderança.

O verdadeiro líder é aquele que é aclamado pelos colegas. É aquele que não precisa se auto-afirmar dentro de um grupo, mas quando fala ou apresenta seu ponto de vista, faz a equipe parar e pensar, delirar, vibrar! O verdadeiro líder pensa em equipe, no coletivo e como a equipe pode atingir o objetivo traçado. Não é a toa que grandes equipes possuem grandes líderes.

Líderes não se afastam do embate das idéias. Buscam o crescimento e protegem seus comandados. Lutam com seus companheiros e se alegram com as realizações da equipe e, após cada conquista, chamam a equipe novamente à responsabilidade e ao foco do novo objetivo. Exigem mais daqueles que podem dar mais e menos dos que podem menos. Para o bom líder é fundamental conhecer as pessoas para poder motivá-las, pois a falta de empatia não gera a cumplicidade necessária entre líder e equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário