quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CONHECENDO SEUS VALORES PARA SER AUTÊNTICO

Conhecer nossos valores pessoais é saber o que realmente é importante na nossa vida. São os nossos valores que determinam a nossa maneira de ser, de agir e as nossas atitudes. São eles que dão a sustentação para vivermos a nossa missão e propósito de vida.

Os valores pessoais são ditos pessoais porque cada indivíduo possui os seus e, mesmo quando não se tem consciência sobre eles, são por eles que nós vivemos.

O risco que se corre por não ter conhecimento dos próprios valores é a auto-sabotagem. Por exemplo: porque é que muitas vezes tomamos uma decisão e depois nos arrependemos ou não nos sentimos mais motivados por ela? A verdade é que aquela decisão não estava satisfazendo nenhum de seus valores pessoais e, por isso, o arrependimento ou a falta de motivação.

Portanto, o conhecimento e o exercício de nossos valores no dia-a-dia nos permitem tomar decisões mais acertadas em nossa vida, nos dando direcionamento, nos ajudando a estabelecer prioridades e nos permitindo usufruir da vida com mais felicidade.

Para você descobrir seus valores pessoais pense na seguinte situação: se você tivesse apenas seis meses de vida, o que você faria? Dentre tantas coisas que você poderia fazer, porque você escolheria umas e não outras? Você as escolhe porque são importantes pra você e você agrega valores a elas, portanto, fazem parte de seus valores pessoais.

Viver seus valores pessoais significa também ser uma pessoa autêntica, uma pessoa que é o que é em todas as situações, uma pessoa que se aceita, que se ama e se valoriza!!!

Ser autêntico não significa ser uma pessoa inflexível, uma pessoa inconveniente e que impõe os seus pontos de vista; mas sim, ser uma pessoa que age de acordo com seus princípios e valores e que não vai se anular a ponto de sentir-se violentada emocionalmente.

Significa saber e aceitar que ninguém é igual, que cada um tem um talento, uma forma de ver o mundo e de expressar-se. É aceitar que ninguém é perfeito e que todo ser humano tem o que compartilhar e a somar à vida alheia contribuindo para a sabedoria, a realização, alegrias e felicidade de seu próximo.

Pessoas autênticas assumem o que são. Respeitam seus limites e não se forçam a ser, a ter e a fazer o que está acima de seus valores e princípios éticos. Elas apenas são o que são, são sinceras, dizem o que pensam e sentem. É claro, que pagam um preço por isso, porém, possuem amigos leais que gostam dela pelo que são e respeitam-na.

Já, as não autênticas, se sentem responsáveis por agradar a todos à sua volta, aceitando muitas vezes imposições sem questionar, passando por cima de seus próprios sentimentos e valores, culminando em doenças emocionais como a depressão ou o stress, por exemplo.
Sendo assim, deixo para todos o brilhante discurso de Nelson Mandela em 1994 na posse de sua presidência na África do Sul:

Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados.
Nosso medo mais profundo é de sermos poderosos além da medida.
É nossa luz, não nossa escuridão, que mais assusta.
Nós nos perguntamos: quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso, fabuloso?
Na verdade, quem é você para não ser?
Você, pretendendo ser pequeno não serve ao mundo.
Não tem nada de iluminado no ato de se encolher para que os outros não se sintam inseguros ao seu redor.
Nascemos para manifestar a glória do Espírito que está dentro de nós.
E à medida que deixamos nossa luz brilhar, damos permissão para os outros fazerem o mesmo.
A medida que libertamos nosso medo,
nossa presença automaticamente liberta outros.

Portanto, em todas as áreas de sua vida, assuma a sua personalidade, busque sempre a melhoria contínua, viva por seus valores, persevere em seus propósitos, brilhe sempre, seja autêntico e faça a diferença no seu ambiente com a sua maneira de agir, de falar e de comportar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário