terça-feira, 9 de novembro de 2010

A necessidade do coach nas empresas

Ultimamente, fala-se muito em coaching, mas são poucos os gestores que realmente
conhecem e aplicam esse conceito na vida profissional. O coaching é um processo que
equipa profissionais com ferramentas que geram conhecimento, aprendizado e
desenvolvimento de competências para que eles alcancem seus mais desafiadores objetivos
pessoais e profissionais.
O termo coach, que veio do mundo esportivo, designa o técnico do time, aquele que
incentiva o atleta a ser vitorioso e fornece as ferramentas necessárias para que tenha um
alto desempenho. Ele ensina seu coachee (profissional ou atleta que está sendo assessorado
por ele) a vencer.
No mundo corporativo, o coaching tem o enfoque no aumento das competências do
executivo ou empresário, para que ele se torne um líder mais efetivo e com Inteligência
Emocional mais desenvolvida.
O ser humano pode e deve alcançar seu potencial máximo, e para isso há a necessidade de
um treinamento estruturado, ou seja, um coaching focado no desenvolvimento das
competências desejadas. As competências que já existem no coachee precisam ser
despertadas e trabalhadas, e é aí que entra o trabalho do coach.
Entre as principais capacidades a serem desenvolvidas estão: aumento da auto-estima e
confiança em suas próprias capacidades, resiliência (capacidade de lidar com adversidades),
capacidade de resolução de conflitos, administrar mudanças e trabalhar eficientemente em
equipes, habilidade de administrar o estresse, usando-o de maneira positiva, aumento da
produtividade e dos lucros, da qualidade de vida no ambiente de trabalho e da capacidade de
liderança.
É necessário e sadio para as empresas contarem com o apoio externo e a expertise de um
coach profissional, um consultor contratado para auxiliar os gestores a pensarem de maneira
criativa, a abandonar padrões preestabelecidos e optar por soluções inovadoras, assim como
buscar a melhoria contínua de sua equipe.
Ao mesmo tempo, é fundamental contar com o conhecimento da cultura e do perfil da
empresa, que só um profissional que trabalha nela possui. Nesse caso, entra o coach interno
e o gestor que vai aplicar coaching em sua equipe. Ele vai atuar como facilitador, ensinando
seu time a analisar os fatos e buscar soluções eficazes.
O processo de coaching bem estruturado efetivo torna o profissional um agente de
transformação de sua vida e, conseqüentemente, evita sua estagnação na carreira. Além
disso, a empresa que valoriza seu capital humano e capacita seus colaboradores para
atingirem cargos de gestão, dispensa a busca externa por profissionais para preencher seus
cargos de liderança, recrutando dentro de seus quadros o novo gestor.
O mundo globalizado exige novos modelos de gestão para que as organizações atinjam o
nível de excelência exigido pelos consumidores de seus produtos. As empresas que possuem
a capacidade de se antecipar às necessidades do mercado, se adaptar às mudanças e que
adotam o coaching como ferramenta para atingir um alto nível de desempenho de suas
equipes são as que conseguem os melhores resultados financeiros a médio e longo prazos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário