sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Como coaching ajuda executivos de sucesso a enfrentar seus maiores desafios

Coaching não é um fenômeno novo. Com as mudanças recentes e velozes, profissionais sentem-se por vezes desconectos de tudo. Da família, da carreira, dos colegas, dos amigos. As mudanças no ambiente de trabalho aumentaram consideravelmente o custo psicológico da liderança. É impossível avaliar estes custos, e eles tendem a aumentar.




Os executivos de sucesso enfrentam alguns desafios, como:


* Solidão no comando
* Medo da inveja
* Depressão e vazio
* Perseguição de sentir-se constantemente vigiado
* Dependência do poder
* Culpa
* Curva de aprendizado cada vez mais difícil


Estes processos podem causar desconforto, stress ou ansiedade, e se deixados sem cuidado, atitudes irresponsáveis ou irracionais que afetam sua carreira ou o negócio do qual fazem parte.
A resistência encontrada no alto escalão, que tem grande dificuldade em reconhecer e admitir seus medos e preocupações, ou mudar o comportamento, vem de crenças internas, de achar que está num patamar superior aos demais, ou de que isto poderia significar fraqueza.
Na verdade, existem visões de ângulos diferentes : a material e a espiritual. Do ponto de vista material, o executivo de sucesso é uma pessoa de visão ampliada. Na percepção espiritual, nem sempre. Ele pode até ser considerado míope.
Pensando nisso, demonstrar fraqueza passa a ser uma fortaleza, e abre inúmeras portas de crescimento mental, material, espiritual.
O coach executivo dá apoio a estas questões , capitaliza força, mitiga fraqueza, e cria um ciclo virtuoso, que reduz a pressão psicológica e afeta positivamente toda a cadeia corporativa, além de refletir na vida pessoal do executivo em desenvolvimento. O o alto escalão é o primeiro de uma série de pessoas que precisa abrir as portas para o desenvolvimento, o crescimento pessoal e a mudança de atitude. O que nos trouxe até aqui não nos levará para o futuro que desejamos.


Roderlei Sandrini
Fonte de apoio: Experiências e técnicas de coaching ( Insead business press )

Nenhum comentário:

Postar um comentário