“Dois minutinhos!” é uma das maiores mentiras institucionais usadas por todos nós. Os clientes ficam rangendo os dentes, ressentidos, toda vez que desperdiçam seu precioso tempo esperando que você, atendente, dedique a atenção que eles acham que merecem.
A perda de te...mpo tem várias causas. Deficiências técnicas, por exemplo, quando estamos na estação de metrô esperando por mais de quarenta minutos a chegada ou a partida do trem, ou erros que levam ao retrabalho numa clínica, o paciente precisa repetir os exames porque alguém se esqueceu de anotar algo na sua ficha. Mas, na maioria das vezes, a perda de tempo decorre de um conjunto de atitudes dos responsáveis por atender aos clientes. A falta de foco e a displicência são as campeãs nessa falha.
Conheço uma revendedora de automóveis que foge do lugar comum de oferecer um cafezinho e o jornal do dia. Para o público executivo, eles disponibilizam pontos de acesso à internet, além de um serviço para lustrar os sapatos.
O pior caso é esperar nas salas de recepção dos consultórios médicos, que “obrigam” os pacientes a aguardar a hora da consulta que havia sido previamente marcada, mas… “um momentinho, daqui a pouco você será atendido…”.
O desrespeito ao tempo do cliente é uma das causas de maior insatisfação. Se a espera por inevitável, ajude-o a aproveitar aquele tempo de forma produtiva ou divertida.
Não deixe seu cliente esperando!
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