Cada vez mais as empresas têm dificuldades na fidelização do cliente. Os consumidores sempre buscam novidade e querem ser surpreendidos, pois, atualmente, todos são mais exigentes. É preciso trocar a “era do produto” pela “era do cliente” ou “era do marketing de relacionamento”.
As empresas têm de desenhar um novo tipo de serviço, estando sempre preparadas para encantar o cliente e atentas às tendências do mercado e necessidades do consumidor. O produto só terá qualidade, se as empresas prestarem um bom atendimento pós-venda. A satisfação do consumidor e o valor pago pelo bem influenciarão as decisões de compras futuras.
Qualquer ação atual de marketing está voltada para o cliente, e nunca se falou dele tanto como agora, o que torna indispensável o profundo conhecimento dessas pessoas e de seus comportamentos. As melhores empresas são as que conhecem a fundo os seus consumidores e, hoje, há que aprender continuamente. Entretanto, deve-se tomar cuidado para que esse aprendizado não fique obsoleto, já que as informações estão sendo processadas muito mais rapidamente. As empresas têm que desenvolver sua competência central e precisam ser melhores em alguns aspectos.
Conhecer melhor o público-alvo sempre deu melhores condições às empresas de executar um programa de marketing mais eficaz e mais rentável. As informações proporcionam aos gestores a capacidade de diferenciar os clientes reais, separando-os em públicos, grupos ou como indivíduos.
No mundo atual, as empresas têm que oferecer aos clientes momentos mágicos, para vender o que não imaginavam anteriormente. Deve encantá-los, propondo-lhes o que não esperam. Isso significa que as empresas precisam estar prontas para promover mudanças, antecipar-se às necessidades do consumidor e à concorrência. Também é indispensável pensar diferente e fazer diferente.
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