sábado, 25 de dezembro de 2010

O que é Coaching

Coaching é uma metodologia ou um processo de orientação de pessoas ou equipes, muito utilizadas em empresas como uma consistente ferramenta de Gestão e Liderança. No Brasil, as atividades de Coaching já saíram do mundo organizacional e são exercidas nos mais diversos ambientes.
Quem exerce o Coaching é intitulado de Coach, e quem recebe é o Coachee. Embora o termo tenha origens mais remotas, foi mais recentemente trazido do linguajar do mundo dos esportes, onde o treinador de um atleta ou de uma equipe esportiva é o Coach. A idéia central é esta: orientar ou incentivar uma pessoa ou uma equipe a obter os melhores resultados, sejam estes pessoais ou profissionais.
Pode ser aplicado de modo formal, com encontros de Coaching regulares e pré-agendados, ou informalmente, de acordo com as necessidades que surgem.
O Coaching pode ser exercido com temas pré-agendados, ou com temas livres, ou seja, a temática é estabelecida pelo Coachee no inicio de cada encontro.
O Coaching não é um processo psicoterapêutico, nem se volta ao passado, mas um processo de descobertas do próprio Coachee, voltadas para sua atualidade e futuro. Portanto o Coach não precisa necessariamente saber de tudo, pois ele não ensina nada, mas ativa a capacidade das pessoas darem suas próprias respostas, seja através de perguntas, diálogos, exemplos, referenciação e outras técnicas. Em sua essência mais profunda, o Coaching é um processo conversacional, um diálogo, onde há autodescoberta e interatividade. Também está vinculado e interfacetado com as metodologias de Mentoring e de Counselling.
Coaching é uma excelente ferramenta, mas não é solução mágica para todas as questões ou dificuldades. Na minha experiência, o Coaching ajuda em 80% ou mais dos casos ou das questões que os Coachees trazem em geral, os restantes 20% serão necessários outras abordagens ou metodologias, ou até mesmo encaminhamentos para processos psicoterapêuticos ou outras terapias que alcancem a profundidade requerida e que o Coaching não alcança.Nas empresas, quem exerce o Coaching interno é normalmente o Supervisor, o Gerente, o Diretor. Muitas vezes a empresa contrata um Coach externo,via de regra para atender as Lideranças maiores da contratante. Quando o Coaching é realizado internamente, é necessário fazer uma Formação em Coaching com o Rh e o corpo gerencial.
Hoje em dia já existe o profissional de Coaching, – um Coach – o qual pode especializar-se em diferentes modalidades, como Life Coaching, Personal Coaching, Health Coaching, Spiritual Coaching Professional Coaching, Executive Coaching, Business Coaching , Financial & Investments Coaching, além de muitas outras denominações, até chegar a Coaching de casais, de casamento, de viagens, e outros.
Desenvolvimento Contínuo
Estamos vivendo um tempo, que para se ter uma carreira profissional bem sucedida, não basta a conquista de um diploma de curso superior. Este diploma pode abrir portas para o início de uma carreira, mas se você quer acessar à outras conquistas, é necessário entrar em um processo de desenvolvimento contínuo.
Do que se trata?
O início é com um sentimento de insatisfação pessoal, com sede de crescimento, sede de conhecimento, que o impulsione à uma busca do seu desenvolvimento. A frase emblemática de Sócrates, o filósofo Grego, “só sei que nada sei”, pode ajudar.
Não basta conquistar somente novas certificações, mas o desenvolvimento de novas competências.
Assim, o ser humano, não somente o profissional necessita está em contínuo processo de desenvolvimento.
Um ferramenta de grande utilidade neste momento é o processo de coaching.
Descubra como?

Nenhum comentário:

Postar um comentário