O coaching é o processo de equipar as pessoas com as ferramentas o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes, coaching em português significa treinador, treinar no intuito de instruir a carreira profissional.
Os coaches não desenvolvem pessoas, apenas dão condições para que elas se auto desenvolvam. Raramente você terá tempo para se envolver com cada aspecto do desenvolvimento e raramente você terá todas as informações habilidades e a sabedoria de que alguém pode precisar para garantir seu desenvolvimento.
Felizmente, não há necessidade de ser perfeito para ser um coach efetivo, pelo contrário, entenda seu papel como um catalisador do desenvolvimento.
O coaching é um processo contínuo não uma conversa eventual ou um acontecimento isolado.
O líder coaching pode ser comparar com um maestro que em alguns momentos trabalha com apenas com um integrante em outros orienta todos à distância e em outros corta os vínculos para que possam se desenvolver em áreas completamente fora do seu escopo.
Você as leva a aprender e a treinar regularmente, ajuda-as a canalizar sua paixão pela aprendizagem para as melhores oportunidades e harmonizar a participação delas e dos demais integrantes da organização.
“Educar não é encher um balde, mas acender uma chama” William Butler Yeats
Visto que todo desafio de desenvolvimento é único, não há receita de bolo, mas há três abordagens que são importantes para melhorar a atuação e sustentar a busca pelo desenvolvimento no longo prazo.
Trabalhar um a um.
Parte do coaching é direto e pessoal.
Ofereça feedback imediato para que descubram por si mesmos, desafie as pessoas os riscos apropriados e ofereça encorajamento quando enfrentarem contratempos e obstáculos, em suma demonstre a pessoa segurança e confiança.
Orientar as pessoas para que aprendam por si mesmo.
Forneça as armas para que se tornem desbravadoras do próprio desenvolvimento.
Ensine-as a extrair as lições certas de suas experiências, a encontrar outras pessoas que possam ajudá-las e a obter seu próprio feedback e informações.
Orquestrar recursos e oportunidades de aprendizagem.
Você não apenas instrumentaliza as pessoas para o aprendizado, mas também intervém junto a outras pessoas em seu favor.
Cultive um ambiente que dê suporte à exposição inteligente aos riscos, encontre quem possa ensiná-las ou guiá-las, derrube barreiras que inibam a aprendizagem continua e abra as portas a novas experiências às quais seus colaboradores não teriam acesso sem a sua ajuda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário