quarta-feira, 27 de outubro de 2010

COACHING: UM COMPROMISSO COM RESULTADOS E REALIZAÇÃO

Um dos maiores e mais centrais desafios organizacionais tem sido, ao longo da história, fazer com que as pessoas produzam mais e melhor e, para isto, é preciso descobrir o que causa real impacto nos resultados.
Aqui, vamos falar de Coaching, um processo dos mais úteis para o aumento da produtividade.

O que é Coaching?

É um relacionamento no qual uma pessoa se compromete a apoiar outra a atingir um determinado resultado: seja ele o de adquirir competências e/ou produzir uma mudança específica, mas não significa um compromisso apenas com os resultados, mas sim com a pessoa como um todo, seu desenvolvimento e sua realização.
Através do processo de Coaching, novas competências surgem, tanto para o coach quanto para seu cliente.

Não estou falando só de competências técnicas ou capacidades específicas, das quais um bom programa de treinamento poderia dar conta perfeitamente.
Coaching é mais do que treinamento, o coach permanece com a pessoa até o momento em que ela atingir o resultado.
É dar poder para que a pessoa produza, para que suas intenções se transformem em ações que, por sua vez, se traduzam em resultados.

Os papéis de Coach e de cliente

O termo inglês coach tem origem no mundo dos esportes e designa o papel de treinador, preparador, "o técnico" como conhecemos. Devido as distorções que os próprios técnicos fazem do real significado deste papel, usarei o termo em inglês para evitar contaminações e para enfatizar as diferenças, chamarei de "cliente" a pessoa a quem o coach atende.
É o coach que dá suporte ao "cliente", serve ao cliente e não o contrário mesmo que seja um líder apoiando pessoas do seu time, ele está a serviço do time e não o inverso.
Esta é uma das distorções a que me referi acima.

Coach também é confundido com conselheiro, mentor e guru apesar de extremamente valiosos, nenhum destes papéis requer o compromisso de apoiar pessoas a realizar metas no papel de coach, este compromisso é fundamental na medida em que o coach atua no campo do desempenho - resultado e realização pessoal - e influencia no desenvolvimento de padrões éticos, comportamentais e de excelência.

A Visão de Futuro

Na relação com o cliente, o coach deve:
1. estimulá-lo a identificar seus valores essenciais e a expressá-los, desenvolvendo uma postura de integridade pessoal;
2. desafiá-lo a "sonhar acordado", a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme e que utilize ao máximo a sua energia criadora.
Isto é particularmente importante porque não é raro as pessoas definirem suas metas para atender aos desejos e necessidades dos outros, chefes ou familiares às vezes a visão que o cliente tem do problema é a própria fonte do problema.
Por exemplo, um cliente muito viciado numa determinada estratégia de negócio pode não perceber novas e melhores estratégias.
Coaching é uma relação dinâmica que permite romper antigos paradigmas e estabelecer novas fronteiras.

Coaching é uma relação sólida, consciente

É necessário que a relação entre coach e cliente seja de muita confiança.
Para isto é imprescindível que haja feedback constante entre os dois, facilitando a compreensão mútua dos valores e a troca de experiências, esta prática de abertura central em Coaching abre espaço para um alto padrão de desempenho, o coach incentiva o cliente a compreender todo feedback que a experiência proporciona e a analisar a situação sob novas perspectivas, com seu feedback, o cliente amplia sua consciência e fortalece sua auto-estima.

Vivemos vitórias e realizações, mas também conhecemos a dor, os fracassos e as frustrações.

Tanto no sucesso como no fracasso, a auto-ilusão atrapalha o aproveitamento da experiência, porque ela protege o ego, no sucesso a ilusão mais comum (porque doce) é a de que ele será eterno; no fracasso é o medo de que isto se torne um padrão e que a derrota seja iminente. Os problemas de auto-estima são fatais para o desempenho porque favorecem a auto-ilusão. É mais confortável enganar-se do que enfrentar críticas.
Um cliente com baixa auto-estima pode rejeitar o feedback do coach, dificultando o avanço do processo, por outro lado, se o coach tiver tido um fracasso recente, ele pode iludir-se e deixar que seus sentimentos de inveja em relação ao sucesso do cliente possam comprometer os resultados, especialmente se o cliente for inexperiente ou pouco observador, por isso, o coach precisa estar muito atento à sua visão da realidade e à consistência de sua própria auto-estima.
Coaching é aprender e desaprender.
Se não pudermos desaprender, é muito difícil sermos bons coaches ou clientes.

Coaching é desenvolver um novo nível de consciência.

Análise da trajetória ou... a bagagem de mão

É extremamente importante que o coach e o cliente conheçam bem a trajetória de realização um do outro, conhecer as atitudes do outro, seus valores, padrões de comportamento e principais sucessos e fracassos, conhecendo o cliente, o coach poderá ajudá-lo a identificar o gap entre a visão de futuro dele e a sua situação e competências atuais e, conhecendo o coach, o cliente saberá usar melhor a sua experiência, sua bagagem, a análise da trajetória não deve transformar o passado numa plataforma para a visão de futuro, isto limitaria o futuro a ser uma extensão do passado, esta análise serve para identificar pontos fortes e fracos (de ambos) que possam influir no desempenho futuro e que devem ser considerados no plano de ação, assim facilita o sucesso do plano de ação e evita problemas decorrentes da falta de planejamento.

Coaching é ação comprometida

Coaching é determinação, é a coragem necessária quando se tem desafios a superar.
As emoções são essenciais para construir uma ponte vigorosa entre o coach e seu cliente, que sustente o percurso desde a intenção até a realização.
Sem emoção, não há envolvimento nem energia para a ação, alegria, determinação e principalmente confiança são as bases para um relacionamento/projeto bem sucedido.
Respeito, solidariedade e afeto tornam o caminho mais suportável, mas é preciso construir uma trilha clara para que estas emoções surtam o efeito desejado é preciso construir um plano de ação previamente acordado entre coach e cliente para garantir o sucesso do projeto, sem ele o coach não tem onde apoiar o seu compromisso, entretanto este plano não deve ser uma camisa de força à qual os dois estão amarrados e sim deve funcionar como uma bússola um esquema norteador na jornada que ambos estão empreendendo.

A Liderança na organização

Coaching não é um processo novo embora seja pouco disseminado nas organizações, uma das razões disto é o fato de ter sido transposto da casa para a empresa sem os filtros ou adaptações necessários, pior com as mesmas limitações com que é feito em casa.
Gerentes podem confundir o papel de coach com o de pai, tratando o outro profissional como o seu filho, o contexto psico-emocional é diferente, agravado pela situação de poder estabelecida o que causa problemas para os dois lados, a outra razão é que os benefícios do processo não ficam claros para todos, por que as pessoas deveriam dedicar-se ao desenvolvimento dos outros?

Porque Coaching é liderança refinada.

Coach é líder, nem todo líder é coach.

Para ser coach, não precisa ser chefe do cliente embora gerentes, chefes e supervisores sejam os coaches mais prováveis em função da liderança que se espera que eles exerçam junto aos outros e não sobre os outros.
Os coaches ganham uma escola prática de liderança e autoconhecimento que nenhuma formação acadêmica dá, os clientes ganham suporte ao seu desenvolvimento e a organização ganha uma extraordinária rede de formação contínua e compromisso com resultados.
Pode haver algo mais útil e econômico?

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