quinta-feira, 22 de março de 2012

Paixão pelo trabalho

  por JAIRO SIQUEIRA
Criatividade e satisfação no trabalho estão intimamente relacionadas. A criatividade floresce quando há paixão pelo trabalho, e somente há paixão quando temos a oportunidade de seguir nossa vocação e aplicar nossos talentos.
Confúcio disse: Encontre um trabalho que ame, e você nunca trabalhará um dia em sua vida. O sábio chinês quis dizer que quando nos dedicamos a uma tarefa que amamos ela não representa uma carga, mas uma fonte de prazer e alegria. O trabalho passa a fazer parte de nossa vida e não significa meramente mais algumas horas diárias de sacrifício forçado e mal remunerado. Na verdade, pode não ser bem assim como expressou Confúcio, mas as coisas se tornam mais fáceis quando fazemos o que amamos. E, quando sentimos prazer no trabalho, nossa criatividade se manifesta com todo o seu potencial, pois os desafios são aceitos e enfrentados com entusiasmo.
Com que tipo de trabalho você sonha?
Alguns sabem o tipo de trabalho desejado desde a juventude, outros chegam à maturidade sem saber o que querem. Mesmo para aqueles que sabem o que querem, a procura do trabalho sonhado não é um caminho reto e sem obstáculos. As oportunidades que surgem podem não ser aquelas de nossos sonhos e as necessidades financeiras podem nos levar a aceitar trabalhos que não são bem o que procuramos.
A figura a seguir representa as situações com que nos defrontamos na procura pelo trabalho ideal.
trabalho_sonho
Muitos passam a vida a fazer trabalhos sem atrativos, mas que alguém está disposto a pagar. Alguns têm a sorte de se moverem para uma posição em que são bem pagos para fazerem o que sabem fazer bem. Às vezes, a sorte e o empenho nos levam à posição sonhada de sermos bem pagos para fazermos o que sabemos e gostamos de fazer.
Como se preparar par as boas oportunidades?
Nesta procura, a sorte pode ter um papel importante, mas restrito à identificação de boas oportunidades. As boas oportunidades somente são aproveitadas por aqueles que se preparam para elas. O autoconhecimento é um passo fundamental no processo de preparação para alcançar o trabalho de seus sonhos. Ele requer uma reflexão cuidadosa sobre algumas questões importantes:
1)    O que você gosta realmente de fazer?
2)    O que você sabe fazer bem feito?
3)    O que você precisa aprender para fazer bem o que você gosta?
Identifique com clareza o que você deseja, quais seus talentos e que competências precisa desenvolver para realizar seu potencial. Outras perguntas que não podem deixar de serem feitas:
1)    Do que o mundo precisa?
2)    Existe demanda para o que você oferece?
3)    Onde estão as oportunidades?
É necessário compatibilizar seus sonhos e talentos com as oportunidades que o mundo oferece. Alguns ajustes podem ser requeridos para tornar seus sonhos viáveis; sonhe alto, mas mantenha os pés no mundo real.  Como ensinou Aristóteles: Onde talentos e as necessidades do mundo se cruzam, aí está sua vocação.
O trabalho ideal exige coragem e persistência
Como disse antes, a procura do trabalho ideal não segue uma rota reta e clara, requerendo muita coragem e persistência. Há momentos de espera e retrocessos, mas o fundamental é não perder de vista seus sonhos e não negligenciar no aprimoramento de seus talentos. Pessoalmente, tive meus momentos de dúvidas e de decisões difíceis na procura de meu trabalho ideal. Em alguns casos acertei, em outros errei e tive de corrigir os rumos para seguir em frente. Se tivesse de lamentar alguma coisa, seria somente de ter, em algumas ocasiões, demorado a tomar decisões. Em todo caso, acabei chegando onde queria, ou muito próximo pois, à medida que você chega ao trabalho sonhado, outros sonhos surgem.
Ter um trabalho que nos dê a oportunidade de aplicar nossos talentos, desenvolver nossa criatividade e nos proporcionar alegria e uma boa remuneração é o sonho de todos nós. Você já sabe como chegar lá? Ou já chegou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário