Ultimamente, fala-se muito em coaching, mas são poucos os gestores que realmente conhecem e aplicam esse conceito na vida profissional.
O coaching é um processo que equipa profissionais com ferramentas que geram conhecimento, aprendizado e desenvolvimento de competências para que eles alcancem seus mais desafiadores objetivos pessoais e profissionais.
O termo coach, que veio do mundo esportivo, designa o técnico do time, aquele que incentiva o atleta a ser vitorioso e fornece as ferramentas necessárias para que tenha um alto desempenho. Ele ensina seu coachee (profissional ou atleta que está sendo assessorado por ele) a vencer.
No mundo corporativo, o coaching tem o enfoque no aumento das competências do executivo ou empresário, para que ele se torne um líder mais efetivo e com Inteligência Emocional mais desenvolvida.
O ser humano pode e deve alcançar seu potencial máximo, e para isso há a necessidade de um treinamento estruturado, ou seja, um coaching focado no desenvolvimento das competências desejadas. As competências que já existem no coachee precisam ser despertadas e trabalhadas, e é aí que entra o trabalho do coach.
Entre as principais capacidades a serem desenvolvidas estão: aumento da auto-estima e confiança em suas próprias capacidades, resiliência (capacidade de lidar com adversidades), capacidade de resolução de conflitos, administrar mudanças e trabalhar eficientemente em equipes, habilidade de administrar o estresse, usando-o de maneira positiva, aumento da produtividade e dos lucros, da qualidade de vida no ambiente de trabalho e da capacidade de liderança.
É necessário e sadio para as empresas contarem com o apoio externo e a expertise de um coach profissional, um consultor contratado para auxiliar os gestores a pensarem de maneira criativa, a abandonar padrões preestabelecidos e optar por soluções inovadoras, assim como buscar a melhoria contínua de sua equipe.
Ao mesmo tempo, é fundamental contar com o conhecimento da cultura e do perfil da empresa, que só um profissional que trabalha nela possui. Nesse caso, entra o coach interno e o gestor que vai aplicar coaching em sua equipe. Ele vai atuar como facilitador, ensinando seu time a analisar os fatos e buscar soluções eficazes.
O processo de coaching bem estruturado efetivo torna o profissional um agente de transformação de sua vida e, conseqüentemente, evita sua estagnação na carreira. Além disso, a empresa que valoriza seu capital humano e capacita seus colaboradores para atingirem cargos de gestão, dispensa a busca externa por profissionais para preencher seus
cargos de liderança, recrutando dentro de seus quadros o novo gestor.
O mundo globalizado exige novos modelos de gestão para que as organizações atinjam o nível de excelência exigido pelos consumidores de seus produtos. As empresas que possuem a capacidade de se antecipar às necessidades do mercado, se adaptar às mudanças e que adotam o coaching como ferramenta para atingir um alto nível de desempenho de suas equipes são as que conseguem os melhores resultados financeiros a médio e longo prazos.
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