domingo, 5 de dezembro de 2010

Processo de Venda = Processo de Construção de Confiança

Processo de Venda = Processo de Construção de Confiança
O que é um processo de Venda?
A venda por si só é um passo no processo de vendas de uma empresa.
Esta representa para a empresa a realização do objetivo lucro. Sendo a “Venda” um passo no processo de venda, que outros passos devem existir? O processo de venda de uma empresa deve contemplar um conjunto de ações que visam a construção da confiança do potencial cliente na Empresa, no produto e na pessoa que o tenta vender. O marketing é aqui uma peça fundamental, pois ajuda-nos a construir essa mesma confiança de uma forma consistente e sistematizada. È por isso importante que este processo contemple varias ações de marketing institucional e pessoal que ajudem a construir essa confiança.
Podemos dar como exemplo: Folhetos técnicos de produtos; contatos telefónicos; apresentação pessoal; linguagem verbal e não verbal; comunicação e construção de empatia; posicionamento das regras, prazos estabelecidos e cumprimento dos mesmos; Referenciação e Testemunhos; entre outros.
A verdade é que esse processo deve estar organizado e sistematizado desde o 1º passo, que deverá ser a preparação para o 1º contato, até ao Follow up e todo o serviço pós-venda.
No fundo, este processo de venda, tem como principal objetivo baixar o nível de risco percebido pelo cliente.
Se o seu processo de venda tem uma taxa de conversão que o deixa satisfeito, ótimo. Se não está satisfeito com essa taxa, reveja o seu processo, afine, introduza novos passos, teste e meça. Faça-o regularmente. São os seus resultados que estão em jogo.

Como está organizado o seu processo de venda?
Quais os passos que são “quebra gelo”?
Como constrói relações fortes e duradouras com o potencial cliente?
O que faz para perceber as necessidades dos seus clientes?
Como apresenta as suas propostas?
A equipe comercial cumpre com os prazos que se compromete?
Como faz o Follow up?

Boas vendas

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