sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A FÓRMULA PARA FAZER DE 2011 UM ANO INESQUECÍVEL

O fim de ano representa a travessia para uma vida com objetivos bem traçados, maior comprometimento e dedicação que implicam na felicidade e no sucesso no fechamento do próximo ciclo. Os fundamentos do coaching poderão ajudar as pessoas a construirem melhor seus destinos.


Todo fim de ano quando os últimos números do calendário se aproximam, reminiscências surgem do tempo transcorrido desde o primeiro de janeiro. É momento de angústias ou alegrias, sentimentos de fracasso diante do não realizado ou de sucesso, vitória ou derrota...momento de reflexões.
Os novos sonhos e promessas começam a fazer parte da vida das pessoas. Vem a vontade de acreditar mais, construir uma vida mais realizada, um período em que os juramentos de felicidade plena se retomam.

Mas o que esse tempo significa?

A passagem de ano tem significado especial na vida de cada pessoa, uma vez que é a época em que começamos a redesenhar na folha em branco chamada ano, o nosso eu ideal. É o ritual da purificação, no qual as decepções são lavadas no poço da esperança e mais um novo retalho será colocado na colcha da vida.


Ser mais, maior, melhor e memorável – retratos de um desejo que recomeça com o ano novo.


O Coaching pode nos ajudar a tornar especial essa jornada que inicia para que a realização e índices de felicidade possam ser mais evidentes ao fechar o ciclo, para isso :


· Tenha sempre um plano realizável para o novo período - muitos planos não se realizam realmente porque ou o tempo ou os recursos não eram suficientes. Pense: O que me proponho a realizar em 2011 considerando meus recursos que uma vez realizado marcará positivamente o meu ano?


· Trabalhe no sentido de eliminar estados emocionais negativos que anulam forças geradoras de energia para a realização do seu objetivo pessoal ou profissional – Evite preocupações, aborrecimentos, ansiedades tóxicas e apatia.


· Pense que o seu objetivo é para você cumprir, então não alie-o ou defina objetivos que estejam subordinados a outras pessoas. Quer ser mais feliz? Então pense o que você poderá fazer por você mesmo..."ao invés de esperar que alguém lhe traga flores."


· Pergunte-se: O quanto esse objetivo é importante para minha vida nesse momento e atribua nota de 0 a 10. Quanto mais próximo de 10, mais relevante será. Muitas pessoas têm sonhos que não são priorizados levando-as a não realização ou confusão mental, paralisação por indecisão e distanciamento da capacidade de realizá-los. Pense na escada e suba um degrau de cada vez. Escolha aquele objetivo que em 2011 será o fundamental.


· Atribua nota também de 0 a 10 para o seu grau de comprometimento em realizar o seu objetivo. O que as pessoas não levam em consideração é que todas elas sabem o que devem fazer para ser mais feliz ou ter sucesso, o que elas não sabem é que existe um outro elemento tão importante quanto os sonhos que se chama comprometimento. Sem ele os sonhos permanecem em nossas mentes. O comprometimento gera motivação e ação. Interrogue-se: O quanto estou comprometido com o meu objetivo para realizá-lo no ano que iniciará?


· Para finalizar se pergunte: Por que esse objetivo é importante para minha vida? O que ganho com a concretização e o que perco com a não concretização desse objetivo?


No livro, "Fora de Série– Outliers "Malcolm Gladwell afirma que todo sucesso e realização segue a regra das dez mil horas, se você quer que algo aconteça na sua vida então dedique-se ao máximo a ela. Dez mil horas de dedicação são o suficiente para o sucesso, a fama e as conquistas que possam trazer felicidade. Essa é a fórmula da genialidade – dedicação.


Use o fim de ano para sonhar e todo ano novo para concretizar, o tempo poderá estar ao seu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário