sábado, 5 de março de 2011

Ter sucesso em qualquer negócio

Muitas pessoas passam a vida inteira correndo atrás do sucesso sem conseguir alcançá-lo. Talvez tenham errado em demasiado e sentindo-se culpadas pelos erros cometidos temem tentar de novo. Ou então baseiam-se nas histórias de outras pessoas sem sucesso para não se mover. Equivocam-se em não perceber que em todas as profissões existem aqueles que têm sucesso e aqueles que estão no lugar errado.

De nada adianta sairmos pelas ruas procurando os nichos de mercado corretos se ao o encontrarmos, vemos que não temos a menor conexão com ele. Uma prova disso é a atual blogosfera. O blogueiro que procura um nicho de mercado mais atrativo para a maioria das pessoas e menos atrativo para si, fecha as portas do seu blog em no mínimo três meses por não ter conteúdo suficiente para prover aos leitores do blog. “Sua praia é outra”, como bem traduz o ditado.

DEFINA COMO VOCÊ DESEJA VIVER A SUA VIDA?
É muito importante ter consciência de quem se é e do que quer para si, pois atualmente somos melhor beneficiados pela maneira como vivemos a nossa vida e não mais pela maneira que “levamos” a nossa vida. Andar nos trilhos sob o comando do medo que rege a nossa sociedade já não é mais o propósito. Voltando ao exemplo da blogosfera, o propósito é servir às outras pessoas com aquilo que somente você sabe sobre quem você é e o que acredita. Como você deseja viver a sua vida é o que definirá se você teve ou não sucesso e não a quantia de dinheiro ou a fama que você tem.

Sucesso é o estado de espírito resultante da consciência que você tem de haver se empenhado para ser o melhor que é capaz de ser. – John R. Wooden

O QUE É O SUCESSO?
Você só terá sucesso naquilo que você é capaz de ser e não naquilo que você não tem capacidade, pois sucesso está intrinsecamente ligado à realização pessoal e, quando eu falo de realização pessoal não estou separando o profissional do pessoal, estou dizendo que o mesmo indivíduo que levanta todas as manhãs para bater ponto no trabalho na hora que determinam é a mesmo que brinca com as crianças no final de semana e se diverte em montar carrinhos de madeira ou enfeitar a casa de bonecas. Sucesso é um estado de espírito e não um ponto final.

QUAL O SEGREDO ENTÃO?
O segredo é examinar constantemente as suas habilidades e as suas debilidades, pois nós somos seres completos que passamos toda a nossa vida tentando nos afastar das nossas debilidades focando mais nelas que nas nossas habilidades, ao invés de integrar as debilidades com as habilidades e construir algo novo que só você sabe. Lembre-se que todos esses nomes que damos para cada uma das profissões existentes no mundo hoje foram criadas no passado por seres humanos iguais a mim e a você, portanto você pode estar na profissão errada, por mais que ache que é a certa, uma vez que só você sabe fazer “algo a mais” que eu não sei. E este “algo a mais” não vem com a descrição de cargos e salários.

JOGUE TODOS OS SEUS RÓTULOS FORA E CRIE O SUCESSO!
Esqueça de uma vez por todas as profissões que existem e defina como você gostaria de viver a sua vida diariamente. Imagine como você poderia servir aos outros. Proclame a paz dentro de você entendendo que você é uma pessoa completa e não um indivíduo rotulado tentando consertar os seus erros e servir aos outros naquilo que você, definitivamente, não faz bem.

Eu não tenho intenção nenhuma de tornar esse texto uma referência de auto-ajuda, mas se você está em uma atividade hoje que não tem sucesso, não é porque ganha pouco e sim porque ainda não encontrou uma maneira de tornar a sua atividade uma atividade mais saudável para si, ou ainda, não descobriu que esta não é a sua atividade profissional predileta.

Eu bato nessa tecla porque a vida profissional não pode ser separada da profissional e o segredo do sucesso é ter a consciência de que está fazendo o melhor que é capaz de ser naquilo em que é capaz. Lembre-se: capaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário