terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Equipes dão certo?

Uma coisa é encontrar várias pessoas juntas, trabalhando, cada uma por si, ao mesmo tempo e no mesmo local. São pessoas que agem apenas na direção de seus interesses individuais, preocupadas somente com o que vão ganhar, em troca do que estão fazendo naquele momento. Isso nada mais é do que um agrupamento de gente.
Outra coisa é ter várias pessoas trabalhando juntas, num mesmo projeto, para o mesmo objetivo. Trata-se de pessoas de visão compartilhada do resultado pretendido e esperado de suas atividades. Gente que contribui com o coletivo de que faz parte. Com essa atitude, criam uma equipe, com uma só meta: aliar a realização individual à vontade de buscar o objetivo comum.

Como transformar um grupo em equipe?
Um grupo vira equipe, quando compreende seus objetivos e está engajado no esforço de alcançá-los de forma compartilhada. O que só pode ser obtido se houver na equipe um líder arrojado e capaz de provocar entusiasmo.

Quando a comunicação é verdadeira e as opiniões divergentes são consideradas, as relações interpessoais são honestas, autênticas e confiáveis, no sentido de se criar um ambiente saudável de convivência e compartilhamento.

As habilidades complementares de cada um dos participantes facilitam o alcance dos resultados. Conseqüência de um trabalho constante de troca de informações e investimento no aprimoramento atitudinal de todos.

Esforço redobrado para sempre educar as pessoas nas questões básicas da cidadania organizacional, respeito, mente aberta e cooperação em nível elevado.

Basta relembrar que nenhum empreendedor bem-sucedido jamais teve êxito sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário