segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sete dicas que vão melhorar a sua gestão empresarial

Todo mundo que tem o seu negócio próprio sabe que as constantes mudanças do mundo corporativo exigem uma visão estratégica para superar os desafios. Por isso, qualquer empresa precisa buscar ser hábil e competente na gestão das suas diversas áreas. Só que para ter uma boa gestão empresarial é preciso estar ligado em estratégias competitivas, a fim de que sua empresa tenha uma posição no mercado e se destaque na concorrência.

Sete dicas de gestão empresarial para você não errar mais no seu empreendimento.Vença o medo
Não tenha medo do desconhecido. Explore os seus talentos, aptidões e competências para administração. Enfrente as situações e os limites da sua capacidade. Ache oportunidades onde muitos só vêem problemas.

Tenha um horizonte
Elabore um plano que explore a viabilidade de mercado, análise da concorrência e avaliação do diferencial competitivo, além de elaborar um planejamento operacional, financeiro, tributário e fiscal.

Volte-se para o cliente
Não esquecer que quem compra o produto ou o serviço é o cliente é fundamental entender a necessidade, desejo ou desconforto, oferecer uma solução adequada, fazer da forma simples e cumprir o prometido. O cliente normalmente acaba sendo esquecido na hora de o empreendedor tomar suas decisões.

Gaste menos do que ganha
Tenha controle da gestão do seu negócio, saiba a diferença entre receita, custo e despesa e estabeleça o que é lucro, liquidez e rentabilidade. Os empresários sentem medo e até rejeição diante de termos financeiros, como planejamento orçamentário, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, demonstrativo de resultado e balanço patrimonial. Acredite, todo problema financeiro é fruto de um problema operacional.

O lucro pode estar no estoque
Planeje o seu estoque. A maior parte do dinheiro que uma empresa gasta está no setor de compras. As compras erradas e mal planejadas aumentam a necessidade de capital de giro e compromete o lucro.

Alguns controles são:
- Custo de mercadoria ou produto ou serviço vendido

- Margem de contribuição unitária

- Giro de estoque

- Estoque mínimo

- Pedido de compra

- Estoque de segurança


Atraia as pessoas certas
Estabeleça um relação de confiança com os funcionários. Dê treinamentos para desenvolver os talentos e aptidões da equipe. Estimule o colaborador a ter vontade de aprender, crie programa de participação no resultado, disponibilize procedimentos para não executarem as tarefas de acordo com seu julgamento pessoal, estabeleça indicadores representativos e estimule o trabalho de equipe, entre outros.

Monitore de perto a informação
As informações servem para desenvolver indicadores de situações críticas com antecedência. Antes de comprar um sistema de gestão, mapeie o processo do seu negócio e dimensione o que é mais adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário