Saber administrar tempo e trabalhar relacionamentos são algumas das dicas para quem deseja driblar o estresse no ambiente profissional
Mau humor do chefe, reuniões de última hora, pressão e equipamentos que não funcionam, podem fazer qualquer um perder a calma. Porém, estes momentos fazem parte do cotidiano de um profissional. O estresse torna-se perigoso a partir do momento em que afeta sua saúde, além diminuir sua produtividade.

Utilize situações estressantes para se fortalecer

Respire fundo, reflita e procure o lado positivo da situação. Encare o trabalho como um estímulo. Passar por determinadas etapas é necessário para se alcançar objetivos e metas.

A boa administração do tempo evita momentos estressantes

Outra boa dica é aprender a administrar bem o seu tempo. O profissional deve planejar o seu dia de trabalho. Planeje sua semana de forma que imprevistos não prejudiquem a entrega de resultados. Um dia de trabalho bem planejado é sinal de que você está prestes a colher ótimos frutos no final de cada semana.

Crie um canal de comunicação em seu ambiente de trabalho

O diálogo com o seu chefe e colegas também é muito importante. Ele deve ser calmo e esclarecedor. Dessa forma, cria-se um espaço para conversar, tornando o ambiente ainda mais harmonioso e o trabalho mais proveitoso.

Controle suas emoções para administrar conflitos

Em momentos conflituosos a melhor opção é agir da forma racional, do contrário as consequências serão prejudiciais para todos os envolvidos. Em momentos em que o estresse está à flor da pele é preciso controlar as emoções e aguardar por outra ocasião. Caso o contato seja inevitável, se prepare com a seguinte técnica de coaching – visualização por ensaio mental.

Ensaio mental: saiba como utilizar essa técnica de coaching

Antes de uma reunião estressante ou qualquer momento em que necessite calma e cabeça fresca, reserve alguns minutos para você se preparar. Fique sozinho, respire fundo, feche os olhos e visualize você mais calmo e com a clareza de seus pensamentos. Agora visualize você depois desse momento, já houve a conversa e tudo ocorreu bem. Mentalize pensamentos positivos e relaxantes. Depois desse exercício mental você com certeza estará ainda mais preparado. Lembre-se: as habilidades necessárias para ultrapassar barreiras estão todas dentro de você, é preciso apenas desenvolvê-las. 

Fonte: sbc